O VERDADEIRO JEJUM

O VERDADEIRO JEJUM
"O jejum que desejo não é este: soltar as correntes da injustiça, desatar as cordas do jugo, pôr em liberdade os oprimidos e romper todo jugo?
Não é partilhar sua comida com o faminto, abrigar o pobre desamparado, vestir o nu que você encontrou, e não recusar ajuda ao próximo?
Aí sim, a sua luz irromperá como a alvorada, e prontamente surgirá a sua cura; a sua retidão irá adiante de você, e a glória do Senhor estará na sua retaguarda.
Aí sim, você clamará ao Senhor, e ele responderá; você gritará por socorro, e ele dirá: Aqui estou. "Se você eliminar do seu meio o jugo opressor, o dedo acusador e a falsidade do falar;
se com renúncia própria você beneficiar os famintos e satisfizer o anseio dos aflitos, então a sua luz despontará nas trevas, e a sua noite será como o meio-dia.
O Senhor o guiará constantemente; satisfará os seus desejos numa terra ressequida pelo sol e fortalecerá os seus ossos. Você será como um jardim bem regado, como uma fonte cujas águas nunca faltam.
Seu povo reconstruirá as velhas ruínas e restaurará os alicerces antigos; você será chamado reparador de muros, restaurador de ruas e moradias.
"Se você vigiar seus pés para não profanar o sábado e para não fazer o que bem quiser em meu santo dia; se você chamar delícia o sábado e honroso o santo dia do Senhor, e se honrá-lo, deixando de seguir seu próprio caminho, de fazer o que bem quiser e de falar futilidades,
então você terá no Senhor a sua alegria, e eu farei com que você cavalgue nos altos da terra e se banqueteie com a herança de Jacó, seu pai. " Pois é o Senhor quem fala

Isaías 58:6-14

sábado, 14 de agosto de 2010

O segredo de operar a salvação




Escrevendo aos filipenses, o apóstolo Paulo ensina que um dos segredos de uma vida espiritual bem sucedida é operar a salvação. Acredito que este estudo abrirá seu coração e, no final desta mensagem, você irá tornar-se uma pessoa vitoriosa. Afinal, se fomos transportados do império das trevas para o Reino da luz, temos de ser diferentes! O apóstolo escreveu: de sorte que, meus amados, assim como sempre obedecestes, não só na minha presença, mas muito mais agora que na minha ausência, assim também operai a vossa salvação com temor e tremor.(Filipenses, cap. 2 vers. 12)


Paulo elogia aos Filipenses, pois, tanto na sua presença quanto na sua ausência, eram bastante obedientes à Verdade, mas lhe mostra que, do mesmo modo, deveriam operar a salvação que haviam recebidos quando se converteram ao evangelho. E você, amado, já foi ensinado que deve operar sua salvação, ou esta vivenciando a Nova vida como no passado, quando era levado aos ídolos mudos (os quais, mesmo tendo boca, não falam, tendo ouvidos, não ouvem, e tendo mãos não apalpam nem ajudam em coisa alguma)? Acorde! Hoje, pertencemos ao Deus vivo, que fala, ouve e abençoa todo aquele que, por Jesus, chega-se a Ele.


Operar a salvação significa tomar posse de tudo que lhe pertence, sair do pecado, ser liberto das tentações e viver plenamente, respeitando os bens do próximo e o lar alheio, e testemunhando que, de fato, participa da vida de Deus. Quem anda enfermo e diz ser do Senhor deve operar a parte da salvação que fala da cura divina, pois é uma contradição declarar ser de Deus e não O ter operando em seu viver. Se, no passado, o Altíssimo curou e libertou, como, hoje, Ele não fará o mesmo? Afinal, a Escritura diz: E servireis ao SENHOR, vosso Deus, e ele abençoará o vosso pão e a vossa água; e eu tirarei do meio de ti as enfermidades (Êxoto cap. 23 vers. 25).
O mesmo se pode dizer daqueles que andam endividados ou passando privações. Não será uma igreja forte, um pregador eloqüente ou alguém que diz ser ungido para abençoar que resolverá seu problema.(IRMÃOS) O certo é você operar sua salvação!


Com temor e tremor – O respeito às coisas Divinas é o meio pelo qual devemos operar nossa salvação. Se o Senhor declara que já realizou algo por nós, temos de respeitar Sua Palavra e crer nela. Não podemos exceder em situação alguma, nem agir como fez Saul quando o Senhor o mandou destruir agague, o povo e rebanho deste. O rei errou, pois não operou o mandado divino com temor e tremor: E tomou vivo a Agague, rei dos amalequitas; porém a todo o povo destruiu a fio de espada. E Saul e o povo perdoaram a Agague, a ao melhor das ovelhas e das vacas, e às da segunda sorte, e aos cordeiros, e ao melhor que havia e não as quiseram destruir totalmente; porém a toda coisa vil e desprezível destruíram totalmente.( I Samuel cap. 15 vers. 8 e 9). Como resultado, Saul perdeu seu reino.



Espere pelo “sinal verde” – Ao verem que o poder divino operou em seu favor, muitos se esquecem de que devem servir ao Pai com temor e tremor. Quando essas pessoas recebem uma proposta, sequer oram a respeito, e logo se comprometem. Depois, se a situação não anda bem, entram em oração, dizendo ao senhor que não entendem por que foram desamparados e a palavra não se cumpriu. Ora, se Ele é o senhor, o mínimo que podemos fazer é esperar pelo “sinal verde”. O Pai nos fala por meio da pregação da Sua Palavra, assim como da leitura e meditação dEsta. Tiago advertiu: Eia, agora, vós que dizeis: hoje ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos. Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco e depois se desvanece. Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, fazemos isso ou aquilo. (Tiago cap. 4 vers. 13-15). A atitude de fazer as coisa por si mesmo e, depois, orar é muito arriscada. Não devemos estar no lugar onde o Senhor não nos enviou. Ele é quem deve operar em nós o querer, pois, dessa forma, certamente, também operará o efetuar. Qualquer incumbência que o Todo-Poderoso nos dá é missão dEle. Deus mesmo fará com que obtenhamos sucesso nos empreendimentos que Ele nos mandou realizar. Na verdade, nas batalhas vivenciamos, devemos emudecer e deixá-lo agir: Moisés, porém disse ao povo: Não temais; estai quietos e vede o livramento do SENHOR, que hoje vos fará; porque os egípcios, que hoje vistes, nunca mais vereis para sempre, O SENHOR pelejará por vós, e vos calareis. (Êxoto cap 14. Vers. 13-14)
Não murmure nem entre em contenda – Há dois pecados que impedem muitas pessoas de serem abençoadas: murmuração e contenda. Os filhos de Israel, no deserto, importunavam bastante o Senhor, pois viviam murmurando de tudo. Hoje, muitos agem do mesmo modo nocivo. A murmuração é uma forma de questionar a sabedoria de Deus. Quem murmura, em vez de fazer o que compete a si, observa os outros que são abençoados e os julga como não-merecedores das operações divinas, condenando, assim o Senhor que os abençoou. Não podemos ter esse tipo de procedimento. Em certa ocasião, ao narrar a Parábola dos Trabalhadores, Jesus disse qual foi a resposta do patrão àqueles que reclamaram por receberem o mesmo que receberam os que só trabalharam uma hora: Amigo, não te faço injustiça; não ajustas-te tu comigo um dinheiro? Toma o que é teu e retira-te; eu quero dar a este derradeiro tanto quanto a ti. Ou não me é lícito fazer o que quiser do que é meu? Ou é mau o teu olho porque eu sou bom? (Mateus cap. 20 vers. 13-15). O segundo pecado de que somos advertidos é a contenda. Como há cristãos que gostam de se intrometer em rixas, tanto pessoais quanto espirituais! Esses vivem falando dos outros, metendo-se em sua liberdade com Cristo e em suas atitudes. Ora, seriam melhor que tirassem, primeiro, a trave dos seus olhos para, depois, retirarem o argueiro que esta no olho do próximo: E por que atentas no argueiro que está no olho do teu irmão e não reparas na trave que está no teu próprio olho? Ou como podes dizer a teu irmão: Irmão, deixa-me tirar o argueiro que está no teu olho, não atentando tu mesmo na trave que está no teu olho? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho e, então, verás bem para tirar o argueiro que está no olho de teu irmão. (Lucas cap. 06 vers. 41-42). Aquele que gosta de contendas, que ama saber das últimas novidades e que se mete nos assuntos alheios é mau: O homem perverso levanta a contenda, e o difamador separa os maiores amigos ( Provérbio cap. 16 vers. 28). Por outro lado, quem se desvia das contendas é uma pessoa digna: Honroso é para o homem o desviar-se de questões, mas todo tolo se entremete nelas( Provérbio cap. 20 vers. 03). Paulo destacou o evitar a murmuração e o desviar-se de contendas como condições primordiais para se operar a salvação: Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas( Filipenses cap. 02 vers. 14).

A recompensa da obediência - Quem se controla e evita os dois defeitos de personalidade descritos acima será aprovado para operar a salvação: Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio duma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astro no mundo( Filipenses cap. 02 vers. 15). Se não formos irrepreensíveis, não conseguiremos sucesso nas batalhas espirituais. Ser irrepreensível significa não haver coisa alguma em nós que dê ao diabo base para pedir que nos cirande, como fez com Pedro(Lucas cap 22 vers 31). E para não nos tocar, conforme fez com Jô (Jó cap. 01 vers. 9-12). Esse herói da fé, considerado reto, justo e íntegro, sofreu um ataque de satanás tão forte que perdeu todos os seus bens, os filhos e a sua saúde. Quando Jó contendeu, querendo saber por que estava sofrendo, entendeu e declarou: Por que o que eu temia me veio, e o que receava me aconteceu? (Jó cap 03 vers 25). Foi exatamente essa fraqueza em sua fé eu permitiu que o inimigo obtivesse a permissão para tocar nele. Aquele que murmura – ou entra em contendas – nunca será sincero; será fraco espiritualmente e, quando for provado, mostrará insinceridade. Por isso, não será inculpável. Isso pare ser de pouco valor, mas, na verdade, é de tamanha importância. Paulo em outra ocasião, escreveu: quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica( Romanos cap. 8 vers. 33). O Senhor Jesus disse que somos justificados ou condenados pelas nossas palavras: porque por tuas palavras será justificado e por tuas palavras serás condenado(Mateus cap. 12. Vers. 37). Que os dias são maus é evidente, mas temos, atualmente, a melhor oportunidade de mostrar que, realmente, pertencemos a Deus ao sermos irrepreensíveis, sinceros e inculpáveis em meio a uma geração corrompida e perversa. Assim, resplandeceremos como astros!
Não nos deixem trabalhar em vão – Paulo afirmou que, se os filipenses não operassem a salvação – nas condições que já vimos -, ele teria trabalhado em vão. Por isso irmão devemos agir de forma que possamos operar a nossa salvação, ou seja, tomar posse da nossa fé, pois quando descemos as águas do batismo deixamos lá toda as imundices deste mundo que nos acompanhava, para nascer em Cristo Jesus, receber todas as bênçãos que ele nos trouxe, saúde , prosperidade alegria e felicidade e principalmente reter a palavra de nosso Senhor Jesus Cristo, Retendo a palavra da vida, para que, no dia de Cristo, possa gloriar-me de não ter corrido nem trabalhado em vão (Filipenses cap 2 ver 16). Devemos trabalhar em vigílias; jejuns; orações de madrugada, meditação na palavra e intercessões pelos irmãos e pelos perdidos neste mundo. ( REVISTA SHOW DA FÉ. RR. SOARES)

Nenhum comentário:

Postar um comentário