O VERDADEIRO JEJUM

O VERDADEIRO JEJUM
"O jejum que desejo não é este: soltar as correntes da injustiça, desatar as cordas do jugo, pôr em liberdade os oprimidos e romper todo jugo?
Não é partilhar sua comida com o faminto, abrigar o pobre desamparado, vestir o nu que você encontrou, e não recusar ajuda ao próximo?
Aí sim, a sua luz irromperá como a alvorada, e prontamente surgirá a sua cura; a sua retidão irá adiante de você, e a glória do Senhor estará na sua retaguarda.
Aí sim, você clamará ao Senhor, e ele responderá; você gritará por socorro, e ele dirá: Aqui estou. "Se você eliminar do seu meio o jugo opressor, o dedo acusador e a falsidade do falar;
se com renúncia própria você beneficiar os famintos e satisfizer o anseio dos aflitos, então a sua luz despontará nas trevas, e a sua noite será como o meio-dia.
O Senhor o guiará constantemente; satisfará os seus desejos numa terra ressequida pelo sol e fortalecerá os seus ossos. Você será como um jardim bem regado, como uma fonte cujas águas nunca faltam.
Seu povo reconstruirá as velhas ruínas e restaurará os alicerces antigos; você será chamado reparador de muros, restaurador de ruas e moradias.
"Se você vigiar seus pés para não profanar o sábado e para não fazer o que bem quiser em meu santo dia; se você chamar delícia o sábado e honroso o santo dia do Senhor, e se honrá-lo, deixando de seguir seu próprio caminho, de fazer o que bem quiser e de falar futilidades,
então você terá no Senhor a sua alegria, e eu farei com que você cavalgue nos altos da terra e se banqueteie com a herança de Jacó, seu pai. " Pois é o Senhor quem fala

Isaías 58:6-14

sexta-feira, 1 de abril de 2011

PROJETO SOCORRO


 

Graça e Paz, amado irmão Agostinho!

Este é o projeto Socorro, dê uma olhada e coloque no seu arquivo.

Orem por tudo isso... No amor de Cristo Jesus!

Pr. José Ildo pereira da Silva

 

MINISTÉRIO DO EVANGELHO DO REINO

CIDADE: BOA VENTURA – PARAÍBA

"VALE DO PIANCÓ"- ALTO SERTÃO

*O DOM DO SOCORRO

______________________________________________________________________

Este ministério está inserido dentro da classificação dos Dons Ministeriais da igreja do Senhor Jesus. Além deste DOM DO SOCORRO, outros Dons o auxiliam tais como:

1. Diácono

2. Administrador

3. Exortador

4. Doador

5. Consolador

Todos estes têm uma ação manifestadora do Espírito Santo do Senhor que passa ser auxiliares do DOM DO SOCORRO, o qual auto se destaca fortemente em exercício na vida dos obreiros e daqueles que atuam na obra com a função de socorrer o pobre, o necessitado, o órfão e a viúva. O DOM DO SOCORRO tem a função de captar ações dos demais que discorrem no processo de combinação e auxílio às pessoas que estão vivendo uma vida de pobreza no seu dia-a-dia.

DOM DO SOCCORRO – Os dotados por Deus para várias modalidades específicas de auxílio. (I Co. 12: 28).

Olhando para o ângulo do texto e do contexto em geral, acharíamos mais cômodo, talvez, a reunião de todos os Dons em uma só pessoa, mas o versículo 28 ensina a sua distribuição em diversos membros da igreja de Cristo. Passando para o capítulo 13 da mesma carta, vejo que é um parêntese que interpreta o argumento do apóstolo Paulo sobre línguas, e, descreve, o caminho mais Excelente que ele julgava superior aos mais notáveis Dons.

Seria muito bom se todas as pessoas que ambicionam "fazer figura" na igreja concordassem com o caminho mais excelente – O AMOR. Convém considerar o comentário desse Dom, o Amor, como presente beneficente do Dom do Socorro. A ausência dele tropeça todo desenvolvimento dos outros. O Dom do Socorro funciona do coração de Deus para o coração do homem, visto amar ao próximo, se dar a ação auxiliadora aos pobres e necessitados da Graça de Deus e da Lei da Beneficência que é a Lei da Semeadura que é perfeita.

Diz a Bíblia Sagrada que o que semeia pouco, pouco ceifará, o que semeia muito, muito ceifará. (2 Co. 9: 6).  Somente neste ponto é o que o apóstolo Paulo começa a mostrar que as doações são um benefício mútuo. Ajuda àqueles que estão em necessidades e provoca a bênção divina sobre aquele que dá: por isso mesmo tal cristão não pode sofrer perda, financeira e espiritual. Essa lei atua sobre tudo, aquilo que um homem semear, isso colhe, tanto nos campos moral e espiritual. "Mas aquele que está sendo instruído na Palavra, faça participante de todas as coisas boas aquele que o instrui." Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isto também ceifará. (Gálatas  6: 6-7 ).

O julgamento será de acordo com as obras postas em práticas. (Romanos 2: 6)

O julgamento do cristão será conforme o que ele houver praticado de bem ou de mal.

Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo. (2 Co. 5: 10 )

A generosidade de uma pessoa, pois, mesmo nesta cena terrena, tem seus efeitos respectivos, conforme se vê em Mateus 7: 2.  "Pois, com o critério com que julgardes, sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos medirão também". Até mesmo um copo de água fria dado a um sedento, não será esquecido (Mateus 10: 42).

Essa lei espiritual garante que inevitavelmente obteremos mais do que aquilo que damos. A providência divina governa o mundo. Deus está presente e vê tudo quanto sucede. Se tu desejas receber, deves tu dar. Essa regra tem aplicação a todas as questões: na amizade, no serviço ao próximo, na distribuição do compartilhar de tuas possessões materiais, etc. Isso visa a encorajar-nos a aplicar a generosidade  no dar, pois mostra que Deus se agrada com tal atitude, e não para promover alguma perversa modalidade de egoísmo, que espera grandes dividendos por uma moderada generosidade. O dar promove o benefício mútuo; mas devemos dar,  motivados pelo amor, pois do contrário, nada representará. Ninguém pode ultrapassar a Deus na generosidade.

O apóstolo Paulo declara que todos reconhecem que há uma lei relativa à semeadura de acordo com a colheita. Todos quantos vivem neste mundo físico não podem ter dúvidas acerca dessa lei, porquanto há abundantes evidências que a comprovam. por que seria que as coisas diferentes na vida espiritual?  Paulo garante aqui que não há tal diferença. Portanto, se quisermos ser abençoados, teremos que abençoar, se desejamos prosperar financeiramente, o dinheiro nos ajuda em nossa generosidade espiritual, por quanto um homem se torna vitalmente interessado em tudo quanto sucede ao dinheiro que ele doa. O Senhor JESUS CRISTO também ensinou que receberemos com a mesma medida que dermos. (Mateus 7: 2)

A devolução talvez não venha na forma de dinheiro ou alguma vantagem financeira; mas nossas dádivas generosas podem produzir outros benefícios: certamente produzirá uma colheita de amor e de espírito generoso mútuo, por parte de nossos semelhantes na forma de gratidão. Além disso, há a recompensa pelo próprio Deus, a qual pode assumir inúmeras formas, algumas delas relacionadas a dinheiro e outras não. Em tudo isso  jamais devemos tomar uma atitude cobiçosa pensando em esperar lucro pessoal. Por isso é que um homem generoso de certa feita disse: "Tenho amado mais do que tenho sido amado. Tenho confiado mais do que tem confiado em mim, mas o peso da balança continua pendendo para meu lado". Assim, pois, aquela lei espiritual e natural permanece de pé. Colheremos aquilo que tivermos semeado.  "A quem dá liberalmente, ainda se lhe acrescenta mais e mais; ao que retém mais do que é justo, ser-lhe-á em pura perda." (Provérbios 11: 24). "As pessoas sábias estão sempre preparadas para mudar de idéia e de atitude".

Exemplos específicos dos irmãos que volviam o Dom do Socorro:

_ Paulo: Atos 20:35. Essas palavras de Jesus não estão registradas nos evangelhos. Obviamente, nem tudo que Jesus disse e foi relatado (João 21:25); talvez essas palavras tenham sido transmitidas verbalmente pelos apóstolos.

_ Lídia: Atos 16: 14,15.

Os apóstolos seguindo a liderança do Espírito Santo rumo à macedônia, Paulo fez o seu primeiro contato evangelístico com um pequeno grupo de mulheres. Ele nunca permitiu que barreiras sociais ou culturais impedissem de anunciar as Boas Novas. Ele pregou para aquelas mulheres, e Lídia, uma comerciante influente, creu em Jesus. Isso abriu o caminho para o ministério naquela região. Deus freqüentemente trabalha nas mulheres por intermédio delas desde o início da Igreja. Lídia era uma comerciante de tecidos de púrpura. Provavelmente, rica, pois tais tecidos eram caros.

              Lucas destacou as histórias de três indivíduos que se tornaram cristãos por influência do ministério de Paulo em Filipos: Lídia, a influente comerciante (At.16: 14); a escrava possessa por demônios (At.16-18); e um carcereiro (AT.16:27-30). As Boas Novas alcançaram todas as classes sociais, da mesma maneira que ocorre hoje.

_ GAIO 3 João 5-8. Na época da Igreja primitiva, os profetas, evangelísticos e mestres viajantes eram ajudados no caminho por pessoas como Gaio, que os hospedava e alimentava. A hospitalidade é uma arte perdida em muitas igrejas de nossos dias. Faríamos bem convidando mais pessoa para as refeições – os companheiros membros da igreja, as pessoas mais jovens, missionários em viagem, os necessitados e os visitantes. Este é um caminho ativo e muito apreciado de mostrar o seu amor. De fato, tal atitude é muito importante hoje. Pelo fato de nossa sociedade ser individualista e egocêntrica, existem muitas pessoas solitárias que se perguntam se alguém se importa que elas vivam ou morram, se você encontrar uma pessoa solitária, mostre- lhe que você se importa com ela!

         Os missionários viajantes não pediam nem aceitavam qualquer coisa dos incrédulos. Eles não queriam que ninguém questionasse sua motivação para pregar. Os verdadeiros pregadores de Deus não pregam para ganhar dinheiro, e sim para expressar seu amor a Deus. É responsabilidade da igreja, cuidar dos obreiros cristãos; esta tarefa nunca deve ser deixada para os incrédulos.

        Quando você ajuda alguém que esteja divulgado as Boas Novas (o evangelho), você é, de um modo muito real, seu parceiro no ministério. Este é o outro lado do princípio escrito em 2 João 1.10. Nem todos devem ir ao campo missionário; aqueles que trabalham para cristo em sua própria terra são vitais para o mistério daqueles que partem e que precisam de apoio. Podemos apoiar os missionários orando por eles e oferecendo-lhes nosso dinheiro, hospitalidade e tempo.

              Na epístola do apóstolo Tiago 1: 27 encontramos o exercício do socorro aos órfãos e viúvas. No primeiro século, os órfãos e as viúvas tinham pouquíssimos meios de apoio econômico. A menos que um membro da família estivesse disposto a cuidar deles, seriam reduzidos a mendicância, vendendo-se como escravos, ou morreriam de fome. Ao cuidar destas pessoas, a igreja colocava a palavra de Deus em prática. Quando damos sem pensar em receber, mostramos o que verdadeiramente significa servir aos outros.

     Para impedir que o mundo nos corrompa, precisamos nos comprometer com o sistema ético e moral de Cristo, não com o do mundo. Não devemos nos adaptar ao sistema de valores do mundo, que é baseado no dinheiro, no poder, e no prazer. A verdadeira fé não significa nada se estivermos contaminados com tais valores. Estive observando uma das cartas do apóstolo Paulo que escreve individual quando ainda estava na prisão, notadamente, o mesmo define alguns passos sobre o conteúdo desta epístola, se satisfazendo da alegria que o Senhor Jesus colocará em seu coração diante de todo sofrimento que ele estava enfrentando com seus opositores. A carta aos filipenses traz informações essenciais do apóstolo mediante a sua convicção de cristão. O propósito desta carta é Agradecer aos irmãos daquela igreja pelo socorro dado a ele nos momentos que ele mais precisava. O ato daqueles irmãos era servir com alegria e fazer o seu próximo feliz nas situações que pareciam desesperadoras. Esse Dom do Socorro é de suma importância para a igreja do Senhor. Nós cristãos devemos com muita pressa, agilizar este ministério do Evangelho do Reino, usando a Alegria no Servir como declara o apóstolo Paulo em: Filipenses. 2:1-30 e também outra marca do Dom do Socorro exercida por ele na mesma carta no capítulo 4: 2-23 a Alegria em Dar. Podemos observar que quando estamos passando alguma necessidade e o Socorro chega, a alegria vem junta, tornando-se parceira na ação do Servir e do Dar. Por isso a Igreja de Jesus deve está apta a agir e praticar rapidamente esta ação acolhedora para beneficiar o pobre, o necessitado, órfão e as viúvas. Isto também deve ser independente de que seja cristão ou não. A mão do Senhor está estendida sobre toda a terra.

______________________________________________________________________

ÍNDICES QUE ESTÃO INSERIDOS DENTRO DESTE PROJETO E QUE PASSAM A RECEBER O AUXÍLIO DO MINISTÉRIO DO EVANGELHO DO REINO – O DOM DO SOCORRO

_____________________________________________________

1. SECOF- SEMEANDO E COLHENDO FRUTOS. (Projeto Evangelístico) que leva a boa notícia do Evangelho do Reino a toda criatura feita à imagem e semelhança do Senhor Jesus Cristo. Neste projeto devemos investir recursos tais como:

a) Evangelismo ( "Ide, portanto, e fazei discípulos..." Mateus 28: 19ª )

b) Adoração

c) Oração

d) Serviço

e) Comunhão

f) Ensino

 

__________________________________________

2. PROAMIL- PROJETO DE ADOÇÃO MISSIONÁRIA LOCAL ( I Coríntios 9: 23 ).  Povo adotado: Povo da zona urbana e todas as comunidades rurais.

Alvo do Projeto: Refletindo sobre os Princípios de Finanças para a Igreja que é Missionária:

 

______________________________________________________________________

 3. ATO DE BENEFICÊNCIA AOS POBRES, NECESSITADOS, ÓRFÃOS E VIÚVAS:

a) Alex Caetano Alves (irmão que necessita de ajuda para a ARTE E DESENHOS). Precisa de um curso de aperfeiçoamento na área, porém não há condição financeira pra isso.

b) Jailson Cândido Rodrigues (irmão que necessita de ajuda para a ARTE E DESENHOS). Precisa de um curso de aperfeiçoamento na área, porém não há condição financeira pra isso.

c) Inairan Delfino de Lima (irmã que necessita de ajuda para a ARTE E DESENHOS). Precisa de um curso de aperfeiçoamento na área, porém não há condição financeira pra isso.

OBS: Estes três jovens são cristãos da IBM (Igreja Batista Missionária) e necessitam de ajuda para um aperfeiçoamento na área de Arte e Desenhos para terem suas próprias rendas. São inteligentes e não têm emprego. Cada curso de aperfeiçoamento está no valor de: R$ 150,00 reais à vista com duração de 90 dias.

 

_____________________________________________________

4. FAMÍLIAS NECESSITADAS: A OBRA SOCIAL DO DOM DO SOCORRO:

a) Maria Abílio Raimundo da Silva - 10 filhos, freqüenta a igreja, e é muito pobre e necessitada de alimentos, roupas, etc. Ainda necessita de ajuda no pagamento de água e energia. A igreja quando está em condição de alguma coisa, sempre ajuda a mesma.

b) Maria Pereira da Silva – 6 filhos, viúva – tem as mesmas necessidades... Ainda não é cristã.

c) Maria Emiliano da Silva – 10 filhos, viúva, cristã, necessitada.

d) Francisca Francineide Costa da Silva, viúva, freqüenta a igreja, necessitada do socorro.

e) Iraneide Caetano, não cristã, 05 filhos, necessitada...

f) Maria das Dores Faustino dos Santos, 7 filhos, cristã, muito necessitada...

g) Maria Estanislau da Silva, cristã abandonada pelo marido à 10 anos, 6 filhas, necessitada...

h) Maria das Neves da Conceição Silva, não cristã, 6 filhos, sofre de diabetes crônicas, tem muita necessidade...

i) Carmelita Pereira Barros, confessou Jesus recentemente, 2 filhos, sofre de depressão, e tem muita necessidade...

j) Geovânia Emiliano da Silva, cristã, 3 filhos, é muito necessitada...

l) Gilvânia Barros da Silva, cristã, 2 filhos, necessitada...

m) Dezuíta Emiliano da Silva, cristã, separada do marido à 15 anos, necessitada...

n) Cícera Vicente da Silva, 8 filhos, viúva, não cristã, sofre de muitas enfermidades...

o) Maria de Lourdes Costa da Silva, não cristã, sofre de enfermidades, separada do marido, muito pobre...

p) Cícero Costa da Silva ( neguinho), cristão, é muito necessitado...,3 filhos.

q) Elias José da Silva ( diácono) 58 anos, 5 filhas, não é aposentado, não tem nenhuma renda, assume um trabalho à 18Km da nossa cidade, tem muita necessidade ...

r) Talita Costa – mãe solteira, 1 filho, cristã, necessitada.

s) Francisco Aparecido Delfino Lima – 8 pessoas na casa, cristão, órfão de pai e mãe.

t) Francinete Marcos da Silva, cristã, necessitada...

u) Janiedson Moreno Gonçalves, cristão, 6 pessoas, necessitado...

v) João Batista Ferraz , cristão 6 pessoas, necessitado...

x) Luzia Bezerra Leite, cristã 4 filhos, sem marido, necessitada...

z) Vagna Mourato da Silva, necessitada...

. Família do Pr. José Ildo Pereira da Silva – 5 pessoas na casa, enfrentando dificuldades financeiras..

5. Grupo de adolescentes sendo evangelizado. 50 adolescentes

Precisam de assistência...

6. Curso Básico de Teologia- 15 alunos, todos precisando de mantenedores.

 

 

 

 





Nenhum comentário:

Postar um comentário