O VERDADEIRO JEJUM

O VERDADEIRO JEJUM
"O jejum que desejo não é este: soltar as correntes da injustiça, desatar as cordas do jugo, pôr em liberdade os oprimidos e romper todo jugo?
Não é partilhar sua comida com o faminto, abrigar o pobre desamparado, vestir o nu que você encontrou, e não recusar ajuda ao próximo?
Aí sim, a sua luz irromperá como a alvorada, e prontamente surgirá a sua cura; a sua retidão irá adiante de você, e a glória do Senhor estará na sua retaguarda.
Aí sim, você clamará ao Senhor, e ele responderá; você gritará por socorro, e ele dirá: Aqui estou. "Se você eliminar do seu meio o jugo opressor, o dedo acusador e a falsidade do falar;
se com renúncia própria você beneficiar os famintos e satisfizer o anseio dos aflitos, então a sua luz despontará nas trevas, e a sua noite será como o meio-dia.
O Senhor o guiará constantemente; satisfará os seus desejos numa terra ressequida pelo sol e fortalecerá os seus ossos. Você será como um jardim bem regado, como uma fonte cujas águas nunca faltam.
Seu povo reconstruirá as velhas ruínas e restaurará os alicerces antigos; você será chamado reparador de muros, restaurador de ruas e moradias.
"Se você vigiar seus pés para não profanar o sábado e para não fazer o que bem quiser em meu santo dia; se você chamar delícia o sábado e honroso o santo dia do Senhor, e se honrá-lo, deixando de seguir seu próprio caminho, de fazer o que bem quiser e de falar futilidades,
então você terá no Senhor a sua alegria, e eu farei com que você cavalgue nos altos da terra e se banqueteie com a herança de Jacó, seu pai. " Pois é o Senhor quem fala

Isaías 58:6-14

terça-feira, 24 de maio de 2011

Evangelho do Reino






EVANGELHO DO REINO

 

Vamos ler o seguinte texto escrito por Paulo, o apóstolo, na carta aos gálatas:

Gl 1:6-9 "Estou admirado de que tão depressa estejais desertando daquele que vos chamou na graça de Cristo, para outro evangelho, o qual não é outro; senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos pregasse outro evangelho além do que já vos pregamos, seja anátema. Como antes temos dito, assim agora novamente o digo: Se alguém vos pregar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema".

 

Afinal de contas, existe outro evangelho? Parece que sim. Desde o início da Igreja começaram a ser pregados outros evangelhos, que Jesus não pregou nem os apóstolos pregaram ( distorções ). E hoje em dia isto não é diferente. É só olharmos para a igreja de hoje, muitos homens, muitas doutrinas, muitas palavras etc. Antigamente, usava-se muito a palavra crente referindo-se aos cristãos, e era sinônimo de seriedade, honestidade e integridade. Hoje, o nome mais comum é evangélico, entretanto, não carrega sobre o si o testemunho de outrora, existe até a terrível expressão de "evangélico praticante" nas bocas das pessoas.

 

* Em Mt 28:18-20, depois que Jesus fez toda a sua obra, vivendo, morrendo e ressuscitando, Ele parece que conclui tudo isto no final do evangelho dando a grande comissão aos discípulos.

* O livro de ATOS dos apóstolos nos mostra o cumprimento da ordem dada por Jesus. As cartas escritas no novo testamento são lembranças e exortações para esclarecer o ensino de Jesus às Igrejas.

* O que Jesus pregou ? O que os apóstolos pregaram ?

Jesus não disse: "Ide, fazei reuniões, construções, escolas, discipulado, ...". Ele disse: "Fazei discípulos!".

* O que é um discípulo para Jesus?

* Qual a mensagem que produz discípulos?

 

Antes de responder a estas perguntas, é importante dizer que a palavra discípulo é a mesma coisa que santo, crente, cristão, convertido, entre outras. Entretanto, a palavra crente, por exemplo, aparece 16 vezes no N.T., enquanto que a palavra discípulo aparece 260 vezes.

 

A parábola do semeador (Mt 13:13:3-9;19-23)

· Quando observamos a parábola do semeador, verificamos que existem 4 tipos de solo, mas quantas sementes? - Somente 1 (uma) semente foi semeada.
· Quem é o semeador? - Jesus · Qual é a semente? - A palavra do Reino
· Quem semeia pensa na colheita. Jesus, pensando na colheita que agradaria ao coração do Pai, semeia uma semente específica
· A Igreja do N.T. é a colheita da semeadura dos apóstolos. Compare a Igreja do 1o. século com a Igreja hoje. Existe alguma diferença? Por que a colheita está diferente da Igreja primitiva? - Por causa da semente.

 

Jesus semeava a palavra do Reino :

Mt 4:23 "E percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino, e curando todas as doenças e enfermidades entre o povo".

Lc 4:43 "Ele, porém, lhes disse: É necessário que também às outras cidades eu anuncie o evangelho do reino de Deus; porque para isso é que fui enviado".

At 8:12 "Mas, quando creram em Filipe, que lhes pregava acerca do reino de Deus e do nome de Jesus, batizavam-se homens e mulheres".

At 19:8 "Paulo, entrando na sinagoga, falou ousadamente por espaço de três meses, discutindo e persuadindo acerca do reino de Deus".

Esta era a semente. Quando Jesus inicia seu ministério ele diz

Mt 3:2 "Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus."

 

Por que o Evangelho do Reino?

Nós vivemos num planeta enfermo:

· Há uma doença pior que o câncer, que a AIDS : O Pecado
· Há um remédio que Jesus trouxe para o pecado : O Evangelho do Reino

Todo mundo que ouvir o evangelho deve ter esta luz, este entendimento: qual é o seu problema com Deus, e qual a solução desse problema.

 

O que é o Pecado ?                    

Rm 5:12 "Portanto, assim como por um só homem ( Adão ) entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram"

Para compreender, devemos analisar como tudo começou, como foi a queda do homem. Em Gênesis 3:1-17 vemos como esta doença entrou na raça humana:
"Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais do campo, que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? Respondeu a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim podemos comer, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais. Disse a serpente à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que comerdes desse fruto, vossos olhos se abrirão, e sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal. Então, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, comeu, e deu a seu marido, e ele também comeu. Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; pelo que coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais".

Aqui nos temos a descrição da entrada do pecado no mundo. Geralmente se diz que o pecado do homem foi a desobediência, mas isto não define exatamente o problema. Na verdade a desobediência já é um fruto do pecado, é uma conseqüência do pecado e não o próprio pecado.

A chave para este entendimento está nas palavras: "... como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal" (v5) e "...árvore desejável para dar entendimento" (v6). Porque o conhecimento era tão tentador para Adão? Porque queria tanto ter entendimento, a ponto de se arriscar ao castigo da morte que Deus tinha prometido? É simples. Até aquele momento, ele vivia numa relação de total dependência de Deus, necessitava da orientação de Deus para tudo, era dirigido por Deus e pela sua sabedoria (pv 8:22-31). Para que ele queria conhecimento e sabedoria que vinham de uma árvore e não de Deus?

Adão queria dirigir a própria vida, queria fazer sua própria vontade, ser seu próprio Deus. Adão queria INDEPENDÊNCIA.

Isto não foi algo que Adão fez, foi uma decisão interior no seu coração. Uma disposição de ser independente, de ser o dono de sua própria vida. O pecado foi consumado pela sua desobediência mas foi gerado por uma atitude interior de REBELIÃO.

Quando Adão pecou, sua própria natureza humana se degenerou. O pecado se tornou parte de sua natureza, e portanto, a herança de toda raça humana, pois todos são descendentes dele ( Rm 5:12;19). O problema de Adão, agora é o problema de toda a raça humana. Qual é o nosso problema então?

O nosso maior problema aos olhos de Deus não está nas coisas erradas que fazemos, mas sim na nossa atitude interior de INDEPENDÊNCIA e rebelião. Todos os pecados que cometemos são conseqüência desta disposição interior. Quando no meu interior há uma atitude de independência (sou dono da minha vida, faço a minha vontade), como conseqüência disto, os meus atos e as coisas que vou fazer no meu dia a dia não vão agradar a Deus. Entendemos então, que o problema principal é A INDEPENDÊNCIA (o pecado), enquanto que os atos pecaminosos (os pecados) são a conseqüência.

Aqui cabe uma pergunta: É suficiente que o homem abandone alguns pecados mais grosseiros (como os vícios, a orgia e a idolatria), e creia em Jesus para o perdão dos pecados, sem no entanto resolver o seu problema fundamental que é a independência? A resposta é NÃO. Deus quer atingir a raiz do problema. Ele quer que mudemos de atitude, que abandonemos a INDEPENDÊNCIA e nos tornemos DEPENDENTES de Deus.

A palavra do evangelho de Jesus, não é para curar superficialmente a ferida do homem. Deus quer tratar a causa do problema e não apenas a conseqüência. E para isto Ele mandou o seu filho Jesus. Ele não veio trazer apenas o perdão dos pecados mas veio trazer a solução do problema do pecado e da rebelião. E como fez isto? Pregando o evangelho do reino (Mt 4.23; 9.35; Mc 1.14,15; Lc 4.43; 8.1; 9.60; 16.16). Os apóstolos também pregaram o evangelho do reino (At 8.12; 19.8; 20.25; 28.23,30,31).

 

O que é o evangelho do reino?

O evangelho do reino é o fim da rebelião e da independência do homem.

 

Deus quer perdoar, mas também quer governar, quer reinar sobre o homem. E este é o significado do arrependimento. No grego a palavra que aparece é "metanóia", que significa mudança de mente, mudança de atitude interior. Que mudança é esta? É a troca de uma atitude de INDEPENDÊNCIA para uma atitude de DEPENDÊNCIA. Da atitude de rebelião (faço o que eu quero) para a atitude de submissão (pertenço a Deus para fazer a sua vontade).

 

Quando mudamos a nossa atitude para com Deus, mudam também os nossos atos. Quando mudamos somente os nossos atos (deixamos de fazer algumas coisas que consideramos muito erradas), mas continuamos no interior com uma atitude de independência, estamos ainda em rebelião e necessitamos de arrependimento.

Toda a pregação de Jesus estava impregnada dessa mensagem. Jesus não pregava um evangelho "fofinho", um evangelho de ofertas, mas pregava um evangelho contundente e extremamente exigente. Toda a sua pregação visava levar o homem a um verdadeiro arrependimento, a uma revolução interior.

 

O Evangelho do Reino não foi estabelecido para a salvar o homem, mas para agradar a Deus e colocar Jesus como Rei e Senhor.

Jesus = Kyrios = Senhor ( Dono + Governante supremo + Máxima autoridade + etc) .

 

A mensagem JESUS É O SENHOR é muito pregada e cantada na igreja hoje, mas não tem muito significado, ou é apenas um desejo, um alvo a ser atingido algum dia.

 

Quando uma pessoa é salva, ela entra para o reino de Deus e está debaixo do governo de Jesus Cristo. Ela é salva da sua independência para ser dependente de Jesus.

 

O senhorio de Jesus não é uma opção para ser salvo, é uma condição.

Mt 16:24 "Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me".

 

Não podemos prometer a vida eterna para alguém que não foi tocado no seu ego ( no seu eu ) e continua independente de Jesus.

 

Pr. Tadeu Alves  - pregador do Evangelho do Reino 

Nenhum comentário:

Postar um comentário