O VERDADEIRO JEJUM

O VERDADEIRO JEJUM
"O jejum que desejo não é este: soltar as correntes da injustiça, desatar as cordas do jugo, pôr em liberdade os oprimidos e romper todo jugo?
Não é partilhar sua comida com o faminto, abrigar o pobre desamparado, vestir o nu que você encontrou, e não recusar ajuda ao próximo?
Aí sim, a sua luz irromperá como a alvorada, e prontamente surgirá a sua cura; a sua retidão irá adiante de você, e a glória do Senhor estará na sua retaguarda.
Aí sim, você clamará ao Senhor, e ele responderá; você gritará por socorro, e ele dirá: Aqui estou. "Se você eliminar do seu meio o jugo opressor, o dedo acusador e a falsidade do falar;
se com renúncia própria você beneficiar os famintos e satisfizer o anseio dos aflitos, então a sua luz despontará nas trevas, e a sua noite será como o meio-dia.
O Senhor o guiará constantemente; satisfará os seus desejos numa terra ressequida pelo sol e fortalecerá os seus ossos. Você será como um jardim bem regado, como uma fonte cujas águas nunca faltam.
Seu povo reconstruirá as velhas ruínas e restaurará os alicerces antigos; você será chamado reparador de muros, restaurador de ruas e moradias.
"Se você vigiar seus pés para não profanar o sábado e para não fazer o que bem quiser em meu santo dia; se você chamar delícia o sábado e honroso o santo dia do Senhor, e se honrá-lo, deixando de seguir seu próprio caminho, de fazer o que bem quiser e de falar futilidades,
então você terá no Senhor a sua alegria, e eu farei com que você cavalgue nos altos da terra e se banqueteie com a herança de Jacó, seu pai. " Pois é o Senhor quem fala

Isaías 58:6-14

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012


Quarto município mais violento do país, Marabá terá Disque-Denúncia

Enviada em 27 de setembro de 2011 
Quarto município mais violento do país, Marabá terá Disque Denúncia Uma das experiências mais bem-sucedidas de parceria entre o Poder Público e a sociedade na área de segurança pública, o Disque-Denúncia da organização não governamental (ONG) Instituto Brasileiro de Combate ao Crime (IBCC) não ficará mais restrito ao estado do Rio de Janeiro. Hoje (27), durante seminário na capital fluminense, o IBCC anunciou que instalará o serviço em Marabá (PA), um dos quatro municípios onde ocorrem mais assassinatos no país, segundo o Mapa da Violência 2011, do Ministério da Justiça.
Localizada no sudoeste do Pará, Marabá é a quarta cidade mais populosa do estado, com cerca de 233 mil habitantes. De acordo com o IBCC, baseado em dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o município tem uma taxa de 100 homicídios para cada 100 mil habitantes. Já o Mapa da Violência 2011 coloca a cidade, distante 440 quilômetro de Belém, em segundo lugar no ranking da violência contra a mulher paraense. Por isso, o IBCC decidiu instalar lá um serviço de disque-denúncia.
Durante o seminário, o IBCC também informou que o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação deve destinar R$ 950 mil para a organização do banco de dados do Disque-Denúncia do estado do Rio. O dinheiro será repassado por meio de convênio, ainda em negociação, com Financiadora de Estudo e Projetos (Finep). Será a terceira vez que o órgão investirá nessa iniciativa que ajuda a combater o crime no Rio.
Administrada pelo IBCC, a central telefônica já recebeu mais de 1 milhão de denúncias desde a implantação do sistema, em 1995. Com os novos recursos do governo federal, a ONG pretende criar uma sala de situação de estudos, vigilância e inteligência de natureza criminal e informações analíticas de segurança pública para pesquisar e integrar os dados, facilitando a troca de informações com a Polícia Civil e outros órgão de inteligência, segundo o presidente do IBCC, José Antonio Fortes.
De acordo com o IBCC, a principal vantagem do serviço no Rio é contar com a confiança de milhares de informantes. Outro importante aliado é a mídia, que divulga campanhas com imagens dos suspeitos e recompensas em dinheiro por informações que levem aos criminosos. Somente este ano, o Disque-Denúncia ofereceu prêmios de R$ 100 mil.
Na maioria das vezes, ressalta o presidente do IBCC, os denunciantes não buscam o dinheiro. Segundo ele, a principal motivação para denúncia é a indignação, não a recompensa.
O serviço recebe cerca de 600 ligações por dia no estado do Rio. Somente na capital, nos primeiros seis meses deste ano, foram cerca de 50 mil chamadas para a central. “Essas informações”, acrescentou Fortes, “ajudam em uma operação policial.” Elas também ajudam, assinalou, a montar ações voltadas a combater determinado tipo de crime por área ou por padrão.
O tráfico de drogas e a violência doméstica lideram as estatísticas de ligações telefônicas. No ano passado, durante a ocupação policial no Complexo do Alemão, na zona norte do Rio, o serviço recebeu 1.136 chamadas.
Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário